Como fazer a massagem Shantala no seu bebê
A shantala é uma técnica trazida da Índia para o Ocidente por volta da década de 60 e hoje, uma série de estudos e pesquisas conseguiram comprovar seus benefícios como a diminuição do choro do bebê, o desconforto intestinal causado por gases e pela maturação do intestino, facilita o sono do recém-nascido e proporciona melhor relaxamento e segurança para o bebê.
Na Índia, recebe o nome de abhyanga Kumara (abhyanga = massagem com óleo e Kumara = criança).
Quanto tempo a massagem deve durar?
Logo no começo, não se tratará de uma massagem, já que a sessão dura apenas alguns risórios minutos (de 02 a 05). Conforme o bebê vai crescendo, esse momento de massagem e de interação entre mamãe e bebê vai aumentando. Não existe um tempo certo, contudo, estima-se que dure entre 10 e 15 minutos.
Até que idade deve ser feita a Shantala?
Pelo menos, durante os seis primeiros meses. Mas não existe uma data limite, você pode estender esse prazo para os primeiros anos de vida.
Qual óleo eu devo usar?
Você pode usar óleo de origem vegetal extra virgem, prensado a frio. Um exemplo é o óleo de gergelim, o óleo de amêndoa doce, o óleo de girassol e óleo de semente de uva. Uma coisa que você poderá acrescentar são essenciais, 100% natural para aumentar o valor terapêutico, sempre observando aqueles que forem indicados para serem utilizados pelo bebê. Esse óleo deverá ser levemente aquecido em banho Maria, mas fique atenta a temperatura.
Uma dica é colocar o óleo na mão e espalhar na palma e depois passar no bebê.
Como deve ser o ambiente da massagem Shantala?
Procure um lugar bem tranquilo e que não tenha corrente de ar. Caso esteja frio, aquela o ambiente. Se o seu bebê já for maiorzinho e tiver calor, procure fazer em lugares mais arejados, como o quintal ou varanda, ou até no parque.
Como fazer a massagem Shantala- Passo a Passo
Você encontra os óleos naturais e essenciais aqui, entre em contato!