Blog

Aromaterapia: aromas que curam

Praticada há milhares de anos, a aromaterapia exerce o poder da cura através dos aromas que são exalados, aromas 100% naturais, que são extraídos de flores, de folhas, de raízes, de sementes, de ervas, de resinas e de madeiras, que passam a ser transformados em óleos essenciais, utilizados de forma eficaz para prevenção e tratamento de doenças psicológicas e físicas.

O sentido e poder do olfato

Um dos cinco sentidos que todos possuem é justamente o poder de sentir o cheiro das coisas e através dele, ser despertado novos sentimentos. Por exemplo, um cheiro particular pode transmitir uma memória da nossa infância, algo gostoso que vivenciamos.

Quando a gente acaba inalando os óleos naturais, nossas células olfativas acabam sendo estimuladas e a mesma chega ao sistema límbico, que é o centro emocional do cérebro, que está ligado a memória, a circulação, a respiração e aos hormônios. Os óleos naturais estimulam de forma diferente os sistemas do nosso organismo, desencadeando, por exemplo, efeito direto no nosso sistema imunitário, o que irá proporcionar ao nosso organismo o poder de se curar, sem contar a capacidade das ações revigorantes, com antioxidante, antibacterianas, anti-fungos, anti-virais, ansiolíticas, anti-inflamatórias e antiespáticas.

Benefícios físicos, espirituais e emocionais

Mente: é indicado para o cansaço mental, stress, tensão, alguns tipos de fobia, insônias e algumas perturbações do sono, aumentando o nível de produtividade, memória e concentração.

Corpo: devido a propriedades antibacterianas, os óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas, atuando de forma melhorada a circulação sanguínea , na drenagem linfática e no melhoramento da circulação sanguínea, eliminando as toxinas presentes no organismo, ajudando no tratamento de doenças da pele, perturbações digestivas, desequilíbrio hormonal, dores musculares e dores de articulações, aumentando a qualidade de vida, níveis de energia e bem-estar em geral.

Estado emocional: eles também podem atuar fortemente como antidepressivo potente, ajudando a pessoa a se acalmar, aliviando todo o estado de nervosismo, pânico, tristeza, ansiedade e depressão.

Estado espiritual: a aromaterapia é utilizada para poder aumentar os níveis da consciência, da percepção e da comunhão com forças superiores, sendo parte essencial da meditação.

Aplicação dos óleos naturais

Os óleos naturais podem ser aplicados:

Externamente: quando se aplica diretamente na pele. Elas tratam doenças da pele, atuando com receptores térmicos do corpo, matando os fungos e bactérias.

Internamente: ele é ingerido através da diluição com a água, adicionados na sua alimentação, aumentando o seu sistema imunológico.

Massagem e banhos: nesses casos, além de serem inalados, eles também são absorvidos pela pele, entrando no sistema circulatório e transportando os ingredientes para todo o corpo.

Difusão pelo ar: nesse caso são queimados incensos ou recipientes próprios, que serão captados pelas células olfativas, direcionando-as para o sistema límbico.

Comente

Voltar ao Blog